terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dor de cabeça, cefaleia ou enxaqueca?

Existe uma confusão quanto ao significado destes termos, Dor de cabeça é um termo popular e todos sabem o que significa. Um aspecto interessante é que, embora o queixo, o nariz e os olhos estejam situados na cabeça, ninguém que sinta uma dor em uma dessas estruturas diz ter um dor de cabeça. Assim, o que as pessoas em geral entendem como dor de cabeça é a dor do crânio.

A cefaleia é um sinônimo de dor de cabeça e engloba as dores de cabeça existentes. Para se ter uma idéia, a Sociedade Internacional de Cefaleia reconhece em torno de 150 modalidades de dor de cabeça. 

Por isso, cefaleia é um termo técnico e significa exatamente o mesmo que dor de cabeça. Assim não faz sentido dizer o que frequentemente se ouve " que o que tenho não é cefaleia e sim somente uma dor de cabeça".

A enxaqueca é um tipo de cefaleia, que é herdada geneticamente como demonstram pesquisas, por isso não se deve dizer que a enxaqueca é algo normal ou com que deve se acostumar. A enxaqueca tem tratamento e os pacientes se beneficiam grandemente dele, embora, na maioria das vezes não seja impossível evitar completamente as crises.

O diagnóstico da enxaqueca é clínico. Algumas particularidades permitem distinguir clinicamente a enxaqueca de outras formas de cefaleia.

Fonte: Revista Farmacêutica Kairos

Nenhum comentário:

Postar um comentário