quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Medicamentos para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica serão incorporados ao SUS

Os medicamentos budesonida, beclometasona (corticoides inalatórios), fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol (broncodilatadores), indicados para o tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) serão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (25). A publicação da portaria que amplia a indicação desses medicamentos está prevista para esta quarta-feira (26).




A rede pública de saúde terá até 180 dias a partir da publicação da portaria para começar a ofertar os produtos à população. Dos medicamentos incorporados, dois deles – beclometasona e salbutamol – já são ofertados com até 90% de desconto pelo programa Farmácia Popular para tratamento da asma leve e moderada.


Também serão disponibilizadas outras linhas de cuidado para tratar a doença, como a vacina contra influenza, a oxigenoterapia domiciliar e os exames diagnósticos para deficiência de Alfa-1 (caracterizada por níveis muito baixos no sangue ou inexistentes de uma proteína produzida pelo fígado).


O Ministério da Saúde está ainda elaborando um protocolo clínico para a DPOC. O objetivo é estabelecer critérios de diagnóstico de doenças, de análises de tratamentos com os medicamentos e doses adequadas, criar mecanismos para o monitoramento clínico quanto à efetividade do tratamento e supervisão de possíveis efeitos adversos e para a garantia da prescrição segura e eficaz.


O documento já passou por consulta pública e, após contribuições, será publicada portaria para criação do protocolo.

Fonte: CRF/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário