quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mulher sofre mais de dor de cabeça?

Os estudos apontam que o sexo feminino é 2 a 3 vezes mais propenso a sofrer de enxaqueca do que o homem. Apesar de não haver clara evidência das causas, suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. A influência dos hormônios femininos pode ser mais importante na migrânea do que cefaleia do tipo tensional.
A prevalência da cefaleia nas mulheres aumenta durante o período fértil, reduzindo-se após a menopausa. Porém, a prevalência aumentada da migrânea na mulher não pode ser exclusivamente relacionada ao período fértil, pois as diferenças entre os sexos persistem na terceira idade.
A idade mais comum do início da migrânea esta entre a segunda/terceira década de vida, sendo menos comum após os 50 anos. É por isso que até os 11 anos de idade não e observa a diferença de prevalência de migrânea entre os homens e as mulheres. Acima desta idade a predominância entre os sexos fica mais evidente.
A migrânea menstrual, a enxaqueca que ocorre antes, durante ou imediatamente depois da menstruação, tem sido reconhecida provavelmente desde os tempos de Hipócrates, sendo uma das cefaleias mais importantes na mulher.
Algumas mulheres ( em torno de 30%) apresentam diminuição ou cessamento da enxaqueca com a menopausa. Seja qual for a dor de cabeça no homem, na mulher ou na criança, a procura de orientação médica é o melhor caminho para uma abordagem adequada, sem sustos e sem maiores dores de cabeça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário